domingo, 29 de setembro de 2013

O PORTO É ASSIM

O PORTO É ASSIM!

A cidade do Porto é um encanto. Está repleta de atractivos patrimoniais e gastronómicos e tem uma luz e uma atmosfera únicas. Para além disso, o Porto possui uma riqueza inestimável, talvez até a mais importante de todas, os seus habitantes.

A zona histórica é Património Mundial da Humanidade e é a cidade que dá nome ao nosso País e a um dos mais famosos vinhos do mundo, o Vinho do Porto.

A cidade do Porto foi escolhida pelo New York Times como um dos locais a visitar em 2013. Foi de igual modo escolhida, pelo Lonely Planet, como o melhor de entre dez destinos de férias da Europa em 2013. E o Huffington Post destacou o Porto e o Rio Douro como um dos melhores destinos fluviais Europeus, e o destaque, imagine-se, veio em primeiro lugar.

Por isto, e muito mais, o que espera para nos conhecer melhor?

A Arte em Alta na Baixa

Foi um fim de semana importante para a cidade, este de 20, 21 e 22 de Setembro. Tiveram lugar a terceira sessão do Urban Market na novíssima Praça das Cardosas, e a abertura das novidades de Arte Contemporânea das Galerias de Miguel Bombarda, para além dos mais variados eventos que se espalham quotidianamente pelo Porto.

Se as exposições em Miguel Bombarda são já um acontecimento habitual, sendo somente de realçar a continuada qualidade das mesmas e o contínuo crescimento dos visitantes, tanto nas inaugurações como no dia-a-dia, a festa da Praça das Cardosas é ainda de existência recente, mas já possui uma popularidade digna de nota.

A Praça das Cardosas é a mais recente Praça do Porto, tendo recebido este nome devido ao novo Hotel Intercontinental (Luxo) que se instalou no Palácio das Cardosas, em cujas traseiras esta Praça se encontra. É uma praça linda, arejada e meio privada, melhor dizendo, privada e de acesso público, com um parque de estacionamento por baixo e escondida de olhares menos atentos. Tem várias entradas, sendo que a mais importante, se assim se puder dizer, fica virada para a fachada da Estação de São Bento.

Urban Market na Praça das Cardosas

O evento (Urban Market), organizado pela Portugal Lovers, vai já na sua terceira edição nas Cardosas, e realiza-se no penúltimo fim de semana de cada mês. Cada edição é diferente da anterior, e única, combinando artes com música e com gastronomia, com animações para todos os gostos, entre espectáculos de música, exposições, mercados e provas de vinho e petiscos. Tudo muito colorido, tudo muito divertido, a confirmar a excelência da Praça enquanto sala de estar, e o quanto é bom viver o Porto.

Fui até lá na sexta-feira e também no Domingo (o Urban Market realiza-se sempre entre Sexta-feira e Domingo) e durante umas duas horas de cada vez deambulei por entre as bancas, sem pressa alguma de sair.

Falei com o simpatiquíssimo Silvino, jovem empresário que tem uma banca de Gomas, Doces & Vitaminas Nutrally, sem adição de açucar, feitas para todos incluindo os mais pequenos, conversei com o artesão sr António Lisboa da Ourivesaria Lisboa, que me mostrou, entre outras coisas uns mini-óculos e um mini-triciclo em prata, feitos ali mesmo na banca, e em que tudo trabalha, desde as hastes dos óculos ao guiador e aos pedais do triciclo, apreciei o trabalho New Wave dos cabeleireiros Anjos Urbanos, bebi vinho do Porto, quase me tentei com o shushi, toquei nas roupas, olhei as plantas, provei os gelados da Sou Sweet, experimentei os berloques e bebi vinho a copo no meio de um mar de gente linda e bem humorada e ao som de música que os Dj’s de serviço nos ofereciam.

O próximo Urban Market (Rock) é já no dia 29 de Setembro, e vai realizar-se no Hard Club. Depois, Em Outubro e em Novembro, o regresso está marcado para a Praça das Cardosas.

Urban Market - Palácio das Cardosas
Urban Market – Palácio das Cardosas

Inauguração das Exposições de Arte em Miguel Bombarda

A Rua de Miguel Bombarda é a rua, por excelência, das Galerias de Arte. Começou a sê-lo já há mais de 5 anos, e o seu prestígio vai subindo em flecha. Lamentavelmente não é, ainda, uma zona pedonal, apesar de estar previsto sê-lo no projecto de requalificação elaborado no ano 2000.  A rua conta também com hostals, restaurantes, bares, livrarias e várias lojas de mobiliário retro-cool, de decoração alternativa, design, moda, música e outras tendências de comércio. É uma das ruas da cultura da nossa cidade.

Com cada uma das variadas exposições de uma espectável e habitual qualidade irrepreensível, o dia de Sábado ficaria manchado (para mim) pelo aproveitamento político de candidatos à Presidência da Câmara da cidade. Com abertura prevista para as 16h., e com a esperada enchente (já por lá andava muita gente à hora aprazada para o começo), pouco passava das 16h30 quando chegou o primeiro trazendo consigo meia dúzia de pessoas, precedido de bombos e panfletos e acompanhado de promessas, sorrisos, cumprimentos e beijos.

Esperando o pior quanto à qualidade e quantidade dos que se iriam, por certo, seguir, retirei-me!

Voltarei para visitar cada uma das galerias da rua num dos próximos dias, esperando que a semana das eleições autárquicas passe,  já que só tive oportunidade de entrar numa, a Ap’Arte Galeria, após ter bebido um chá, sublime, na Rota do Chá.

MIGUEL BOMBARDA
MIGUEL BOMBARDA

Família Desce à Rua

Ainda este mês, no próximo Domingo, 29, é dia de a Família Descer À Rua. Este evento traz à rua das Galerias de Paris, artesãos, numa feira de artesanato urbano, onde se podem encontrar prendas originais para pessoas muito especiais, elaboradas por novos criadores.

Se o tempo o permitir, passem por lá que por certo se não arrependerão.

Sem comentários:

Enviar um comentário