domingo, 31 de maio de 2009

VIRAM A D. ELISA?

.
DIZEM QUE ANDOU POR AÍ
.
A d. Elisa foi vista, dizem, a acompanhar o sr Vital, pelas ruas do Porto. Mas, a ser verdade, a srª não tem categoria para botar faladura. Ainda estraga mais as coisas ao candidato nº1 do PS, que quer mandar as bocas sozinho.
Dizem que entrou na campanha muda, e saiu calada.

.
JM
.

sábado, 30 de maio de 2009

A LIBERTAÇÃO DOS MALES DA TERRA

.
A CAIXA DE PANDORA
.
.
.
O candidato Vital abriu a caixa e provocou a libertação dos males dos partidos, ao acusar os actuais e os antigos dirigentes do PSD de responsabilidades no caso BPN. Não terá sido uma coisa muito inteligente, mas o homem parece ser assim, truculento.
Iremos assistir por certo a uma troca de acusações violentas onde todos os casos pouco ou mal esclarecidos, em que elementos cimeiros dos dois partidos, possam ter ou ter tido responsabilidades, virão à luz do dia, com o intuito de ganhar protagonismo e alguns votitos.
Para já, um alto dirigente do PSD, exige do nosso Primeiro, declarações sobre o assunto trazido à baila pelo sr Vital.
Depois, logo se verá o que vai acontecer.

.
(In JN, 1-06-2009, pag.22 - Blogues)


.
..

JM
.

AH, SE A IGNORÂNCIA FOSSE MÚSICA

.
ESTE CROMO SERIA UM SAXOFONE, DESAFINADO

.


.
E quanto à campanha do PSD, logo veremos!

.
JM
.

OS SENHORES PROFESSORES

.
MAIS UMA MANIF
.
.
.
Francamente não sei de que lado político estão os senhores professores. Não sei também se ganham ou perdem esta luta com a d. Lurdes e o nosso Primeiro. Também não sei se foram setenta e cinco mil ou cinquenta e cinco mil a manifestarem-se hoje. Realmente não sei muitas coisas, mas a que mais me deixou perplexo foi a presença da d. Ilda no palanque para discursar. Que estava lá a fazer? E porquê? A que propósito? Porque um dia, há já muitos anos, foi professora? Não me parece razão para tal. Já o não é faz muito tempo.



.
JM
.

O GANHADOR E OS OUTROS

.
SONDAGENS E NÃO SÓ
.
O homem Vital diz que está a ganhar em todas as frentes, incluindo nas sondagens. Ele lá saberá qo que é estar a ganhar. Partiu à frente, muito à frente, nas sondagens, e agora está com uma ligeira vantagem, quase um empate técnico. Que estará à fernte, parece ser verdade, mas está a perder, e a perder muito em relação ao que estava a ganhar no início da contenda.
Ele que se convença e pense assim, e ria muito, que quando chegar a hora da verdade, e só falta uma semana, pode ser que chore.
Entretanto, outros dos seu pares, não perdem um momento para zurzir na oposição, mesmo na mais pequena.
O homem Rangel pede ao professor do Ps que meta a mão na consciência. E toda a gente sabe que o homem tem mão, até tem duas. Quanto ao resto, logo saberemos
O homem Portas da direita fala do testamento vital e diz aceitar discuti-lo, enquanto o homem Melo denuncia desigualdades nas pescas na UE.
O homem Portas da esquerda, fala sobre salários de deputados europeus, e comenta os adversários.
A mulher Ilda, diz que abdica da duplicação do salário de deputada, e no entretanto, saiba-se lá a que propósito, foi discursar em Lisboa na Manif. dos srs professores.
Um dia em cheio na campanha eleitoral.

.
JM
.

O COISO OBRIGATÓRIO

.
A LOCALIZAÇÃO INDEVIDA
.
Já escrevi sobre este assunto em Fevereiro.
Agora e por via da d. Manuela do PSD, volto a falar dele.
A srª não gosta de chips. A srª não gosta de ser seguida por todo o lado. A srª gosta da sua privacidade. A d. Manuela tem toda a razão.
Não se sabe quem nos vai controlar, embora se saiba quem vai ser controlado. Toda a gente vai ser obrigada a ter um chipezinho na matricula e sabe-se lá, mais onde nos obrigarão a colocar um. Vamos estar num "big brother" global. Um tipo qualquer, com ou sem a devida formação moral ou outra, vai saber onde estamos em qualquer momento da nossa vida, sem nos pedir autorização para tal.
Ninguém gosta de ser seguido. Ninguém gosta de ser controlado. Não bastará já o telemóvel, que nos põe constantemente contactáveis?
A maioria dos Portugueses está contra o dito chip (nem palavra em Português temos para o coisinho).
Vamos ser o primeiro e talvez o único país a implementar tal coiso. Os outros, realmente mais evoluidos que nós, rejeitaram a ideia.
O nosso (des)governo, está a impôr esta coisita à socapa, transmitindo a ideia da inoquidade dos aparelho. Mas é tudo menos isso. Com ele, podemos vir a ser invadidos no mais profundo da nossa privacidade.
Deverá ter partes boas, como a eventualmente rápida localização do veículo em caso de roubo, mas cada um é que saberá da necessidade ou vontade da sua compra e implementação.
É inadmissível que seja genericamentge obrigatório.
Quanto muito deveria ser facultativo para o comum dos Portugueses e obrigatório para todos os governantes.

.
JM
.

FOME

.
AUMENTO DE 124%
.
Faz pensar!
O Banco Alimentar contra a fome, de Lisboa, teve um aumento de 124%, nos pedidos de ajuda. Os restantes bancos alimentares do País, quinze, não deverão ter tido um aumento menor. No meio da muita gente realmente necessitada, aparecem por lá alguns que, a exemplo dos que gostam de não trabalhar, se aproveitam da bondade de quem dá.
Portugal está doente.
O desemprego galopante, a falta de dinheiro e a política de subsídios a toda e qualquer pessoa que não queira trabalhar (pois que o que falta são empregos, não falta trabalho, e eu conheço uma boa dezena de famílias que vivem dos subsídios que arranjam, e arranjam sempre, de uma forma ou de outra, não trabalhando há anos, e, havendo subsídios para quem não precisa, falta dinheiro para quem necessita), são alguns dos mais importantes motivos para o aumento da fome em Portugal.
O nosso (des)governo, parece alheado destes assuntos e da gravidade de que se revestem. Estamos perto das eleições, e somos todos ricos, e nem convém falar de coisas tristes. Mas o descontentamento das populações é cada vez maior, apesar de incompreensivelmente, as sondagens continuarem a dar vantagem ao partido do governo.
Os vinte e três mil voluntários dos bancos alimentares, andam a pedir ao comum dos cidadãos, alimentos para os mais carenciados, e esse comum dos cidadãos, que anda à míngua de dinheiro para viver por via das dificuldades conhecidas, cada vez oferece menos, cada vez guarda mais para si.

.
JM
.

TANTOS ANOS, E PARECE QUE FOI ONTEM

.
DEZOITO ANOS
.
Já lá vão muitos anos, dezoito, e a saudade não esmorece. Parece que foi ontem que partiste. Deixaste um vazio imenso em todos nós. Os teus conselhos, a que recorríamos amiúde, continuam actuais, mas a tua sabedoria e o teu apoio fazem uma falta imensa.
Qualquer dia vemo-nos por aí.
Até já!

.
JM
.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

AS ELEIÇÕES EUROPEIAS E OS PARTIDOS

.
CAMPANHA ELEITORAL
.
Dos candidatos mais mediáticos, o sr Vital é o que mais se tem lembrado de dizer coisas que mais ninguém gosta e a população critica. O homem tem sido uma pedra no sapato do sr Pinto de Sousa., que mesmo assim, e talvez por isso mesmo, não o larga e está quase sempre presente. Diz coisas que não lembra ao diabo. Ataca de forma indecente os seus adversários, em especial o maior partido da oposição. Os outros (partidos e candidatos) mostram-se indignados! Alguns dos seus pares dizem que se não revêm nas palavras dele. Outros, ainda dos seus pares, defendem-no.
Dos candidatos que menos votos terão, o sr Melo, homem simpatiquíssimo e muito competente, lá continua, sempre ajudado pelo sr Portas, a sua campanha a favor da agricultura, dos velhinhos, dos reformados, dos antigos combatentes, e dos mais desfavorecidos, merecendo só pela sua capacidade ser eleito.
Por seu lado, o sr Portas, o outro, o da esquerda, diz uma coisas sem nexo, mas lá vai subindo nas sondagens, atingindo já a terceira posição.
O sr Rangel, tem andado sozinho pelas estradas de Portugal, defende-se dos ataques menos próprios do principal candidato a derrotar e ataca-o sempre que pode.
O último dos candidatos importantes, pelo número de votos, é uma mulher que lá vai fazendo o seu papel de vitima, sendo impedida de falar nos refeitórios das grandes empresas, atacando à sua direita e à sua esquerda.
Dia após dia, os partidos e os seus candidatos lá se vão acusando mutuamente, lá vão criticando o governo, e lá vão falando muito pouco da Europa e do que irão fazer para lá, se forem eleitos.
Esta campanha, como todas as outras que em Portugal vai havendo de tempos a tempos, é uma tristeza, e nem dá vontade de seguir com atenção, a não ser a devida, que é muito pouca.

.
JM
.

OS BONS MOMENTOS DA TELEVISÃO, E A FALTA DE CONTROLO DO GOVERNO.

.
VERGONHA
.
.
A D. Manuela Moura Guedes, ultrapassou tudo o admissível em jornalismo e boa educação. O Bastonário da Ordem dos Advogados, foi acusado, enxovalhado e sistematicamente interrompido. Costumo gostar de ouvir a irreverência da d. Manuela MG, mas desta vez, portou-se muito mal, parecendo servir os interesses de uma facção dos advogados.
O sr Bastonário esteve muito bem na sua indignação, desferindo um ataque à d. Manuela (você faz um péssimo jornalismo e viola sistematicamente o código deontológico), que quando, em desespero, já não aguentou mais, apesar da sua aparente calma, mandou cortar a emissão, ou alguém o fez por ela.
O que eu vi, não me pareceu jornalismo sério e isento, sendo no entanto um "bom" momento de televisão.
Lamentável!
Agora a ERC, vem condenar a TVI, por causa do jornal da noite das sextas-feiras. Foram dez as queixas apresentadas.
O Concelho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, condenou a TVI por "desrespeito de normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística".
Parecendo ter muito a ver com o que se passou com Marinho Pinto, esta condenação tem muito mais a ver com a falta de controlo que o governo tem sobre esta estação televisiva. Se o fosse, como umas e outras, por certo que as queixas nunca teriam tido fundamento. O Jornal de Sexta-feira da TVI, incomoda muita gente do governo.
A d. MMG, é muito inconveniente, às vezes até parece que não sabe o que está a fazer tanta a vontade de "bater", mas, diz a mais das vezes umas verdades, politicamente incorrectas, que convém calar.

.
JM
.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

IMPOSTOSINHO PEQUENO, POIS, TERÁ DITO VITAL MOREIRA

.
QUE GOSTA MUITO DE DIZER COISAS
.
Mais um impostosinho e já está. Mais uns votitos que vão para outro lado. Burrice tamanha já fede. Que diz este homem, que pensa ele, que tenha feito com que o nosso Primeiro o tenha escolhido para cabeça? Só porque ela tem cabelos brancos? Não se entende este candidato. Claro que os adversários agradecem.
A mim, não me afecta que o senhor diga umas parvoíces pela boca fora, pois que nunca iria votar nele, mas custa ouvir. Este independente está ao serviço de uma outra força qualquer. É um infiltrado! A não ser que o nosso Primeiro saiba o que ele vai dizer e concorde. Assim já entenderia pois que este nosso (des)governo já nos habituou a, por dinheiro, ser como o diabo por almas.
O sr Vital, com o outros, diz coisas, e algumas tristes, durante a campanha. hoje, vociferou contra o PSD (quem mais poderia fazer-lhe sombra) comparando os seus elementos aos da "roubalheira" do BPN. Dizem-me que se pode ser assim violento em campanha. Sinal dos tempos? Ou o desespero de quem vê o seu pinóquio, e ele próprio, a descer nas sondagens de dia para dia?
Começo a não ter pachorra para ouvir este papagaio!

.
JM
.

UMA NOVA IMAGEM

.
NOVA IMAGEM DO GOOGLE

cid:image001.jpg@01C9D3F8.25C9EBB0

.


VERDADE OU MENTIRA?

.
ENTÃO COMO É?
.
Então o homem está lá (no Benfica) ou não?
Andam a enganar quem?
Coitadinho do Quique, mandado embora sem dó nem piedade. Ou não?
Jesus vai para Lisboa ou fica em Braga?
A CMVM também parece que não acredita nesta SAD.
Já estou cansado desta novela.

.
JM
.

COMEÇA HOJE

.
OS PARTIDOS ESTÃO NUMA FONA
.
Não se sabe muito bem para o que serve, sabe-se que muitos se servem dela, mas começa hoje a campanha para as eleições Europeias. De norte a sul, ilhas incluídas, os candidatos aos lugares no Parlamento Europeu vão andar numa fona, a ver quem consegue enganar mais velhinhos, mais senhoras, e mais jovens adultos. Tudo em prol dos vencimentos milionários que esses lugares lhes dão. Poucos dos candidatos estarão realmente interessados nos assuntos europeus, ou motivados para melhorar a vida dos seus concidadãos, lutando nos corredores e salas de Estrasburgo. Os amigos dos candidatos, os chefes dos candidatos, os colegas dos candidatos, todos se esforçarão por garantir o melhor lugar e a maior quantidade de votos aos seus protegidos. Ganhar as eleições, é garantir o maior número de votos, não para o candidato, mas para o partido que lhe dá apoio.
Estas coisas todas, no fundo iguais em todas as eleições, sejam elas nacionais ou europeias, levam a uma cada vez maior abstenção, e a um cada vez maior afastamento da vida partidária por parte dos eleitores.
Esta eleição, não deveria mas serve para aquilatar das reais possibilidades do partido do poder vir a ganhar as outras, muito mais importantes para nós, as nacionais, que aí se avizinham lá para Setembro / Outubro.
Nestas eleições, as europeias, os partidos pequenos, sem possibilidade de eleger seja que deputado for, tentam ganhar notoriedade para, nas autárquicas ou nas legislativas, terem alguma hipótese de colocar algum dos seus membros.
Todos os partidos, estão a partir de hoje, numa fona danada para ganhar lugares ou seja o que for que lhes dê notoriedade. Espera-se uma campanha renhida e por ventura correcta.

.
(In O Primeiro de Janeiro, 28-05-2009)

.
JM
.

terça-feira, 26 de maio de 2009

MAS AS CRIANÇAS SENHOR?

.
POLITIQUICES / PARVOÍCES
.
Será que o homem sabe o que diz? Os putos que em casa não têm direito a respirar mais alto, que têm de pedir aos pais para sair à noite, que precisam de pedir uns trocos para uma bebida, a passarem a ter direito a votar? A passarem a ter direito a decidir sobre quem nos há-de governar? A passarem a mandar nas decisões da comunidade, quando na maior parte dos casos não fazem a menor ideia de como hão-de governar a vida deles?
Não é mesmo uma parvoíce?

.
JM
.

ISTO É O CÚMULO!

.
VALE E AZEVEDO, OITO ANOS, TANTO TEMPO
.
Ainda lhe faltam oito anos para cumprir, dos onze a que foi condenado, mas para já ainda está em Londres, a gozar de boa vida.
Vale e Azevedo não aprendeu nada com a vida que levou em Portugal (ou aprendeu, refinando as suas aptidões), com a dívidas que deixou, com as malandrices e pulhices que fez, com as aldrabices que praticou. Foi condenado, foi preso, e depois rumou ao estrangeiro. Lá cometeu as mesmas coisas. Criou dívidas, aldrabou, mentiu e viveu uma vida de luxo. Viveu e vive, já que, não podendo sair do Reino Unido, tendo o passaporte apresado, sendo obrigado a presentar-se às autoridades do bairro onde vive assiduamente, e tendo sido obrigado a sair da mansão em que vivia por não pagar a renda que lhe era devida, está alojado, há já alguns meses, num hotel de luxo nos arredores de Londres.
Por cá, foi condenado. Por lá, vive à grande e à francesa. Por cá a justiça parece ter funcionado menos mal. Por lá o homem vive descansado. Por cá ser ou não ser condenado é a mesma coisa. Por lá, será extraditado um dia, ou talvez não.
Adorado por muitos neste nosso País (convém reparar na fotografia), este salafrário, enganou meio mundo e continua a viver como quer e lhe apetece, numa vida faustosa.
Ser condenado a viver assim como Vale e Azevedo vive, faz apetecer ser criminoso como ele. A ser assim, a corrupção passa a valer a pena (de qualquer forma e pelo que se sabe, sempre valeu).

.
JM
.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

TVI - MANUELA MOURA GUEDES - BASTONÁRIO ORDEM DOS ADVOGADOS

.
VERGONHA
.
A D. Manuela Moura Guedes, ultrapassou tudo o admissível em jornalismo e boa educação. O Bastonário da Ordem dos Advogados, foi acusado, enxovalhado e sistematicamente interrompido. Costumo gostar de ouvir a irreverência da d. Manuela MG, mas desta vez, portou-se muito mal, parecendo servir os interesses de uma facção dos advogados.
O sr Bastonário esteve muito bem na sua indignação, desferindo um ataque à d. Manuela (você faz um péssimo jornalismo e viola sistematicamente o código deontológico), que quando, em desespero, já não aguentou mais, apesar da sua aparente calma, mandou cortar a emissão, ou alguém o fez por ela.
O que eu vi, não me pareceu jornalismo sério e isento, sendo no entanto um "bom" momento de televisão.
Lamentável!

.
JM
.

DESEMPREGO? OPTIMISMO SEM MODERAÇÃO

.
OPTIMISMO SEM MODERAÇÃO
.
O nosso Primeiro é um pândego. Diz-se um optimista, criador de empregos, e com a sua lábia lá nos vai tentando enganar. Apesar de já termos ultrapassado a barreira dos quinhentos mil desempregados, este nosso governante (espera-se que não por muitos mais meses) vem criticar os pessimistas e o que ele chama de negativismo das oposições, dizendo que nunca viu um pessimista criar um posto de trabalho. Eu diria que nunca vi um optimista mentiroso criar um.
O homem tinha prometido cento e cinquenta mil empregos , para cento e cinquenta mil empregados, durante os quatro anos em que nos ia (des)governar, e afinal foram criados muitos mais, mas, ao contrário, foram criados mais de cento e cinquenta mil desempregados.
Eu sei que estamos em plena campanha eleitoral, onde parece tudo ser permitido, mas, não me restam dúvidas que é preciso ter lata, para afirmar tal coisa.
E é que nunca mais chega o mês de Outubro, caramba!

.
JM
.

sábado, 23 de maio de 2009

OBAMA AJUDA PORTUGAL

.
ABENÇOADO CÃO
.
O novo cão da família Obama, já está a criar um efeito muito bom no comércio em Portugal. Os criadores deste cães, vendem cada um a mil euros, e a dois mil, se forem enviados para o estrangeiro. Os pedidos são tantos que já há reservas de cães até ao próximo ano.
Abençoado cão.
Abençoado Obama.
A moda está a pegar, pelo menos durante alguns meses. Depois, este ano ou para o próximo, lá começarão a aparecer cãezinhos abandonados um pouco por todo o lado. E a época de férias está por aí a rebentar.
O que aconteceria se o homem mais poderoso do mundo tivesse adoptado uma criança com mais de cinco anos? Ou mesmo um bébé?

.
JM
.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

DEGRADANTE!

.


.

VAIADOS

.
MAIS UMA VEZ ASSOBIADOS
.
.
.Na escola, como em muitos outros lugares, o nosso Primeiro tem vindo a ser vaiado. Desta vez, com ele estavam a ministra Maria de Lurdes e o ministro Teixeira dos Santos.
Ao som do "the Wall", a coisa foi de tal ordem que se diz que tiveram de ser usadas manobras evasivas, como se estivéssemos em guerrilha, para os fazer sair a salvo (!).
Se olharmos bem para todas as manifestações de desagrado contra o governo, fácil será depreender que vai a muito curto prazo cair de maduro (podre). E como as eleições são já ali, irão embora com o rabo entre as pernas. No entanto, as sondagens dizem o contrário, o que se não entende. Mais parece que somos um povo que adora ser espezinhado, controlado, e desacreditado. E se assim for, muito bem, pois que este nosso Primeiro e este governo que ele lidera, mais não têm feito que isso mesmo.
Por outro lado, o empate técnico existente neste momento entre as duas principais candidaturas ao Parlamento Europeu, dá um nove alento a quem quer por estes senhores no olho da rua.
Pela minha parte, tudo farei para lhes dar um pontapé, e como não me deixam fazê-lo literalmente, vou esperar pelas eleições e votar contra eles. Em quem ainda não sei, mas sei que neles nunca o será.

.
.
.
.
.
.
.
JM
.

PERTO DO FIM

.
O NOVO PROVEDOR
.
Tudo leva a crer que o novo Provedor seja Jorge Miranda, candidato pelo PS. Após a votação, este constitucionalista ficou com o maior número de votos seguido pela candidata pelo PSD Maria Glória Garcia.
Na segunda volta, no próximo dia 29, deverá J Miranda ser eleito com praticamente uma ano de atraso.
Perde neste caso o PSD. Ganha neste caso o PS.

.
JM
.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

F1

.
FERRARI
.
A Ferrari anda amuada. Os novos regulamentos só querem que se gastem cerca de 45 milhões e eles querem mais. Se não chegarem a acordo, eles ameaçam desistir e nem se inscrevem para a próxima época. E as inscrições acabam no fim deste mês.
O erro dos novos regulamentos está nas benesses que estão preparados para dar a quem só gaste até aquele montante, os tais quarenta e cinco milhões, coisa que acredita quem sabe, irão os responsáveis deixar cair, bem assim como vão aumentar o valor das verbas autorizadas aí para os cinquenta e cinco ou até mesmo sessenta milhões. Pode ser que assim a Ferrari recue, ou talvez não. A Toyota, a Red Bull, e a Renault, vão por certo recuar, uma vez que não se empenharam a fundo nesta guerra.
A marca Italiana faria bem em sair, assim como as três outras que a apoiam, já que andam a fazer uma muito fraca figura, uma verdadeira vergonha, se atentarmos aos pergaminhos que ostentam. De qualquer forma, a Renault, se não apresentar resultados até fim do ano que corre, por certo vai mesmo embora, e a Red Bull deverá ficar pois precisa da publicidade que os seus carros lhe dão. A Toyota é só a maior fabricante do mundo de automóveis.
Estão todos reunidos no Mónaco, e dali deverão sair resoluções.
A ver!

.
JM
.

E O FALHANÇO CONTINUA

.
DESEMPREGO CONTINUA A SUBIR
.
Não param de subir os números do desemprego. Foram mais muitos por cento em Abril (mais de 27%). As reformas e as atitudes deste (des)governo estão a vir ao de cima. Em nove meses, são menos 130 000 empregos que desapareceram. e o nosso Primeiro, apesar de acitar que as coisas estão menos bem, entende que as medidas tomadas por ele e seus "muchachus", são as normais e suficientes.
Estou cansado disto, aliás deveremos estar todos, e falta ainda tanto até Outubro!

.
JM
.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

AS BUFAS CHIBARAM A SETÔRA

.
CRIME, I SAY!
.
Uma Professora, considerada por muitos dos seus alunos como a melhor da escola, e por outros, uma segunda mãe, foi "chibada" por duas mães, depois das respectivas filhas, terem gravado, sem consentimento, as palavras proferidas pela docente, palavras que estavam a ser dirigidas exclusivamente às alunas e alunos daquela sala do 7º ano de escolaridade, numa escola de Espinho.
Esta atitude das alunas, pode e deve ser considerada um crime punido com prisão até um ano de prisão, e que pode ser aumentado para dezasseis meses, se o acto da gravação tiver sido feito com o intuito de prejudicar a outra pessoa.
Parece estranho que, nem pais, nem o Conselho Directivo da escola, nem a DREN tenham achado mal que duas "crianças" de doze anos tenham praticado tal "crime", nem que obviamente tenham sido industriadas para o fazer.
Não estou a tecer neste momento, considerandos sobre as atitudes da Professora, sobre o tema, ou sobre o tom das palavras, nem tão pouco sobre as aparentes ameaças que proferiu. Simplesmente me debruço sobre a educação que, pais, encarregados de educação, Conselho Directivo da escola, DREN, Ministério, etc., dão às crianças, ensinando-lhes que os meios justificam os fins, levando-as a acreditar que o crime compensa, ensinando-as a serem "bufos" iguais aos do tempo da "outra senhora".
Que tipo de sociedade temos, que ensina tais coisas aos seus rebentos? Que tipo de gente estamos a formar? Que tipo de vida vamos ter no futuro? Que qualidades temos agora, para transmitir aos nossos filhos, sobrinhos e netos?
Em que raio de País se transformou o meu Portugal?

.
JM
.

RUI RIO E A CÂMARA DO PORTO

.
RIO POR INTEIRO
.
Sobre Rui Rio, já tive oportunidade de dizer que é o "meu" candidato à Câmara da minha cidade (aqui, aqui e aqui), da mesma forma que já tive oportunidade de dizer que a candidata Maria Elisa o não é (aqui), e embora tivesse tido oportunidade, sobre os outros candidatos não me apeteceu falar. Não é que não me merecessem o devido respeito, mas porque entendo que são "cartas fora do baralho".
Dr Rui Rio, gosto realmente de si!
Nas duas cartas que lhe escrevi e num outro artigo, disse-o, e aqui o reafirmo. A cidade do Porto mudou, e para melhor, após a sua eleição. Não estará tudo bem, longe disso, mas para lá caminha, com a sua sobriedade, a sua capacidade, e a sua sabedoria.
Ninguém pára este Rio, e tenho pena que este tenha de ser o seu último mandato. Findo ele, partirá por certo para outros voos, mais altos, substituindo com qualidade os actuais lideres do seu partido.
É o candidato, dos que têm capacidade para vencer, o único com perfil adequado e o que se interessa unicamente pela cidade a que se candidata. É o único com os pés no Porto, "ambos os dois"!
Foi oficializada a candidatura, dificil será não ganhar, com tão fraca concorrência.

.
JM
.

GAO

.
DIVULGAÇÃO GAO
.

«Problema ibérico: A integração do Estado português, pela reintegração de Olivença».
(Fernando Pessoa)





PORTUGUESES DE OLIVENÇA: 208 ANOS DE SEQUESTRO POLÍTICO E CULTURAL!



Em 20 de Maio de 1801, Olivença foi ocupada militarmente pelos exércitos de Espanha. Passam hoje 208 anos.
Teve início e prossegue desde então a espanholização de um território onde, desde sempre, florescera a Cultura portuguesa.
Escondeu-se aos oliventinos a sua História, amesquinhou-se a sua Cultura, castelhanizaram-se os nomes, menorizou-se a Língua portuguesa.
O processo de colonização e aculturação espanholizante, encontrando a resistência surda das gentes oliventinas, continuou até aos nossos dias.
Portugal e a Cultura portuguesa defrontam-se com a perda e o sequestro de uma parte de si. A Língua de Camões - a Pátria de Fernando Pessoa! - encontra-se diminuída na sua universalidade. Aqui, à nossa beira, em Olivença.
Em contraponto, também hoje, comemora-se o sétimo aniversário da República Democrática de Timor Leste, proclamada em 20 de Maio de 2002. No outro lado do Mundo, os Timorenses reencontraram a sua identidade cultural e política.
Sinal e esperança de que também Olivença obterá Justiça, resgatando a sua História e dignificando a consigna que de Portugal recebeu: «Nobre, Leal e Notável Vila de Olivença»!

Contra o silêncio, um passo por Olivença!

.

.

terça-feira, 19 de maio de 2009

EDUCAÇÃO SEXUAL

.
ORGIAS E OUTRAS PRÁTICAS
.
A senhora professora entendeu dar uma aula de educação sexual. Seja qual foram as razões que a nortearam, entendeu também falar de orgias. Num País que entende que a educação sexual é muito importante, tão importante que se propõe distribuir preservativos nas escolas, deverá ser normal falar de todas e quaisquer práticas sexuais.
A professora falou para alunos de doze e treze anos. Inocentes, virgens de todo e qualquer acto menos "normal", como se sabe que alunos dessa idade ainda são, sem nunca terem feito seja o que for neste nível, ou ouvido falar de tais coisas, seja pelos amigos, seja pela televisão em horário nobre, seja por quaisquer outros meios.
Será possível que a srª Professora tenha empregue palavras menos correctas e que não estejam escritas na cartilha do ME? Será possível que a srª Professora tenha feita a apologia de tais actos pervertidos? Será possível ter educação sexual sem falar em todas as práticas que existem?
Uma aluna gravou o delito!
A professora foi suspensa pela DREN, após a denuncia de encarregados de educação.
A gravação não foi premeditada (!).
A moral foi beliscada.
A hipocrisia veio ao de cima como certos dejectos.
Querem ou não querem educação sexual?
Suspende-se uma Professora por via disto?
Mais um acto a seguir-se a tantos outros em que este ano lectivo foi pródigo.
A minh'alma está parva!
E é que nunca mais é Outubro, caramba!

.
JM
.


NO CLUBE DOS PENSADORES / MEDINA CARREIRA

.
SINTO-ME POLITICAMENTE ORFÃO!
.
Durante os últimos dias, estive ausente. Não do País nem tão pouco da cidade. Também não estive afastado dos acontecimentos recentes. Afazeres vários, que se prenderam com mudanças de vida, de casa, e outros, provocaram um aparente afastamento. Aparente, só mesmo na aparência, uma vez que não deixei de estar atento aos acontecimentos da Bela Vista que são preocupantes e que se espera não alastrem ao resto do País, à nova greve dos enfermeiros, aos casos suspeitos e/ou confirmados de pessoas infectadas com o vírus da gripe A e às informações que a srª Ministra nos vai dando no sentido de retirar a carga emocional e fazer com que o pânico não apareça, aos cerca de trinta e cinco mil caminhantes que rumam a Fátima, à victória do F.C.Porto no jogo com o Nacional e que lhe valeu o quarto campeonato seguido fazendo deste clube o melhor de Portugal e arredores, à mudança de treinador na Luz sendo que seja ele quem for não impedirá o novo Penta do FCP, à continuação do FreeportGate que já cansa e nunca mais acaba, à visita do Presidente à Turquia, à continuação da luta dos Professores, e a mais uma data de coisas que se vão passando pelo nosso País e em especial na minha cidade.
Para além de tudo isto, e dos meus afazeres últimos, lá arranjei um tempito para ir ouvir o dr Henrique Medina Carreira, ontem, no Clube dos Pensadores. A começar pelo jantar privado que antes do debate juntou uns quantos amigos do Clube e o convidado de honra, e que foi extremamente agradável, e a continuar na magnífica "aula" dada por Medina Carreira e que foi bem esclarecedora do seu pensamento, tudo foi conseguido de molde a terminar com chave de ouro o actual ciclo de debates do Clube de Pensadores. Como de costume as intervenções dos presentes, questionando o orador foram muitas, terminando o debate, duas horas depois, com a sensação de ter "sabido a pouco". De facto apetecia continuar a ouvir este brilhante advogado, desfiar com uma clarividência enorme, o que pensa de Portugal e dos seus governantes, o que pensa dos problemas do nosso País, quais as razões desses problemas e quais as soluções que ninguém quer ver. Parecendo um pessimista inveterado, não é mais que um esclarecido inteligente, que nada deve a ninguém, politicamente incorrecto, e possuidor de soluções que não interessam a quem necessita dos votos dos cidadãos para continuar a viver.
Foi uma sessão de esclarecimento da situação de Portugal e do caminho que estamos a trilhar, rumo ao abismo. Eu, e muitos dos presentes, saímos da "sala de aula", com vontade de mudar muita coisa, e com uma sensação de impotência total, face às quase nenhumas alternativas que os políticos mandantes e as políticas vigentes nos dão.
Saí com a noção de que, nã--o aceitando a abstenção nas próximas eleições, não tenho ninguém que mereça o meu voto. Da direita à esquerda, todos prometem o que sabem que é impossível dar. Todos nos tentam enganar. Todos querem ser mandantes, nenhum se importa com a verdade e com a prosperidade dos Portugueses. Que raio de classe política (paga com o nosso dinheirinho) temos nós em Portugal?
Saí preocupado.
Que vou eu fazer agora? Em quem devo votar para melhorar este estado de coisas? A quem deverei eu entregar o poder de governar o meu País e de olhar pelo meu bem estar, como se fora meu pai?
Neste momento, sinto-me politicamente orfão!

.
(In O Primeiro de Janeiro, 19-05-2009)

.
JM
.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A QUEM INTERESSAVA A DESTRUIÇÃO?

.
PROCESSOS E CONTRATOS DESTRUÍDOS
.
Tudo isto é uma balda pegada. Ninguém vai ser responsabilizado. Foi feito durante a vigência deste governo, e por isso, nada vai acontecer seja a quem for.
Parece haver uma necessidade política de reescrever a história. estes senhores deste (des)governo são useiros e vezeiros nestas coisas. Houve um apagar do que aconteceu, e agora irá reescrever-se conforme as conveniências. Tudo parece ter andado á volta dos amigos e dos interesses do nosso Primeiro, mas nada se saberá de concreto.
Estou farto, da Cova da beira, do Freeport e de todos os outros casos escusos que por aí andam. Só apetece mesmo é pô-los todos no Campo Pequeno (houve alguém que um dia terá dito isto mesmo) e tá-tá-tá-tá-tá-tá. Acabava-se tudo de uma vez.
Nem mereciam mais que isso!
Não há por aí uma ilha isolada e deserta no meio de nada, para que eu me refugie e esqueça?

.
JM
.

FALHAS E ERROS, SÓ MESMO NO QUE CONVÉM

.
15 000 APAGADOS
.
Só mesmo quando interessa para compor os números, ou alguma outra coisas, é que as falhas pontuais, os erros inadvertidos, os enganos sem culpados, ou os apagões de nomes e números , não são considerados uma prática reiterada, mas antes um enganozinho de nada.
O governos que nos (des)governa é useiro e vezeiro em atitudes destas e quejandas.
Por mais esta razão, a de 15 000 mil desempregados terem sido apagados do Instituto de Emprego, eu volto a dizer...
E é que nunca mais é Outubro, para que, já que não saem pelo seu pé, saírem a pontapé!

.
JM
.

EDUARDO, JESUS, QUIQUE

.
COISAS DO FUTEBOL
.
Quando não poderia falhar, Eduardo sofreu um frango e deu o começo da vitória ao Benfica.
Depois das notícias dos últimos dias, Jesus falhou onde não poderia falhar, e deu a vitória ao Benfica.
Quique, que já toda a gente espera que falhe, conseguiu com as ajudas alheias, e mais as de Cardozo, Di Maria e Urreta, segurar a ida ao play-off da Liga Europa.
Enfim, coisas do futebol nacional.

.
JM
.

domingo, 17 de maio de 2009

GRANDE JORGE COSTA

.
OLHANENSE
.
Foram precisos trinta e cinco anos para, sob a orientação de Jorge Costa, o Olhanense regressar à primeira divisão.
Este que foi um dos grandes jogadores do FCPorto, está a mostrar-se um muito bom treinador, conseguindo ser campeão a uma jornada do fim, e transmitir aos seus jogadores a "mistica" que adquiriu nas Antas.
Olhão está "de novo" no mapa, dando uma visibilidade suplementar ao Algarve, o que vai fazer subir a afluência de turistas. Quando o FCP lá for jogar, Olhão vai rebentar pelas costuras e a restauração não vai ter mãos a medir.

.
JM
.

A CARTILHA, A PARVOÍCE AO SEU MAIS ALTO NÍVEL

.
MANUAL DE PALAVRAS E FRASES
.
Os senhores professores receberam uma cartilha, chamada pomposamente Manual do Aplicador, com instruções precisas sobre as palavras e frases a dizer aos alunos no início, no meio e no fim das provas de aferição dos quarto e sexto anos de escolaridade.
Como o Ministério entende que são uns patetas (os professores), sem capacidades para saber o que dizer aos alunos sobre as normas a que estão sujeitos e outras coisas menores, decidiu (o Ministério) enviar as palavras e frases exactas, que os professores deverão proferir em cada uma das ocasiões. Nem uma vírgula nem uma vogal a mais ou a menos. Tudo muito direitinho. E o mais engraçado, é que os Professores serão "castigados" se não cumprirem estas ordens à risca.
São oito páginas de um guião, que muitas vezes é confuso e entediante.
Só se pode dizer que esta situação, a juntar a tantas outras, só pode vir de uma mente parva e de um nível (muito alto, já que vem da srª ministra) muito baixo, e de quem nada entenderá do assunto. E ainda se julga cheia de razão ao dizer que a cartilha é muito útil aos senhores professores. E eu, que não entendo nada disto, até posso perceber a utilidade, já que com a falta de dinheiro que as escolas têm, por certo haverá muita falta de papel, para as mais diversas funções.
.
Exemplos das instruções/ordens encontradas na cartilha (Manual do Aplicador):
.
.
Primeira parte:

"Leia em voz alta: 'Agora vou distribuir as provas. Deixem as provas com as capas para baixo'; 'Podem voltar as provas. Escrevam o vosso nome no espaço destinado ao nome'; 'Querem perguntar alguma coisa?'"

"Desloque-se pela sala, com frequência", "Rubrique o enunciado no local reservado para o efeito".

"Leia em voz alta: 'Ainda têm 15 minutos'; 'Acabou o tempo'. 'Estejam à porta da sala às 11h e 20 minutos em ponto'. 'Podem sair'".

Segunda parte:

"Leia em voz alta o seguinte: 'Agora vão iniciar a segunda parte da prova. Podem começar. Bom trabalho!'"

"Recolha as provas e os rascunhos". "Mande sair os alunos, lendo em voz alta: 'Podem sair. Obrigado pela vossa colaboração!'"
.

Se isto tudo não fosse uma idiotice pegada, e não prejudicasse os alunos e os professores, talvez que até tivesse graça.

.
JM
.

sábado, 16 de maio de 2009

FREEPORTGATE, AINDA E SEMPRE

.
O PRIMO HUGO DISSE AO JORNAL QUE O PRIMEIRO MENTIU E CONHECIA O SMITH E O PEDRO
.
O primo, o tio, o filho do tio, o sobrinho, o ministro, Ministério do Ambiente, o nosso Primeiro, o Smith, o Pedro, a China, Kung Fu, fugas, mentiras, meias verdades, dinheiro, suborno, corrupção, Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo, eleições de 2002, Shaolin, monges, processo, Ingleses, Portugueses, emails, Polícia Judiciária, Procuradoria Geral da República, DCIAP, Jornal O Independente, culpa, inocência, arguidos, família, reuniões, Alcochete, ninguém acusa ninguém, todos são não culpados, o dinheiro desapareceu, ninguém se demite.
Quase cinco anos de histórias desde a denúncia do jornal "O Independente", fazem uma campanha caluniosa, infame e de cor escura, mesmo até preta, segundo os amigos e defensores do Primeiro de Portugal.
Esta trampa nunca mais acaba, e ...
Nunca mais é Outubro, caramba!

.
JM
.

PENTA, PORTO, PORTUGAL

.
PINTO DA COSTA
.
Abandonando o discurso regionalista, Pinto da Costa, fala de um Portugal uno e indivisivel, unido pelo FCPorto, pela cidade do Porto, pelo Norte e pelo Penta que aí vem. O tetra já lá vai!

.
JM
.

SUSPEITOS

.
VIRUS DA GRIPE A
.
Mais dois suspeitos, desta vez nos hospitais de Coimbra, de terem contraído a gripe dos suínos, vulgo gripe A.
Estas duas pessoas regressaram recentemente dos EUA, onde poderão ter contraído a doença.
Felizmente Portugal tem sido, até ver, poupado a estes casos, havendo um só caso confirmado, enquanto aqui ao lado, em Espanha, há imensos casos, sendo o País da Europa que mais infectados tem.

.
JM
.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

QUINHENTOS MIL

.
DESEMPREGADOS
.
Mil por dia!
Quase quinhentos mil até agora, todos desempregados ao mesmo tempo.
Assim se vê a boa política que o governo tem, e as boas soluções que tem dito ter para solucionar este drama social.
E nunca mais é Outubro!

.
JM
.

PS / SÓCRATES / ALEGRE

.
MANUEL ALEGRE SAI DO PARLAMENTO
.
Num país de tabus, acabou mais um. Desta vez foi o deputado poeta que acabou com o seu (dele) tabu. Continua no PS e não vai ser candidato a deputado nas próximas eleições.
Quem mais ganha com tudo isto é o nosso Primeiro.
Vendo sair um dos mais antigos deputados da nosso Assembleia, depois de eventualmente não ter chegado a acordo com ele para os lugares que o deputado queria dar aos seus apoiantes, pode renovar quadros e fazer propaganda (o homem é bom nesssas coisas de publicidade) nesse sentido. Para além disso, sai da bancada do PS um elemento incomodativo, o que é sempre agradável.
Sendo Alegre um putativo candidato à Presidência da República, poderá vir a apoiá-lo, e assim haja ou não bloco central, não terá de apoiar Cavaco Silva.
Continuando Alegre no PS, vai por certo aproveitá-lo para a campanha eleitoral que se avizinha, de molde a captar votos à esquerda.
Tudo a ganhar nesta batalha que travou com o poeta.
Estava escrito e só assim todos os intervenientes neste caso saem a ganhar. Uns muito, sr Pinto de Sousa, outros menos, Manuel Alegre.

.
JM
.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

AS PRESSÕES QUE NÃO EXISTEM

.
PRESSÃO NÃO É CONNOSCO
.
Diz o nosso Primeiro que não faz pressão sobre seja quem for. E muito menos sobre o cansativo e enfadonho FreeportGate. Não há magistrado pressionado que o tenha sido pelo governo. Quanto a questões disciplinares, o sr Sócrates não comenta nem aceita comentar em outra qualquer altura.
O Primeiro de Portugal, deu umas quantas explicações, hoje na A R, que a mim me não convenceram, como não convenceram a oposição.
Cada vez mais, as explicações do homem não colhem o respeito de quem as ouve.

.
JM
.

AFINAL PORTUGAL NÃO É UM PAÍS RICO, É UM PAÍS MUITO RICO!

.
OS DINHEIROS DO GOVERNO SÃO MUITOS
.
O nosso Primeiro é um espectáculo.
Ainda bem que eu não entendo nada destas coisas, porque não percebo o que o governo faz, e se calhar, os expert na matéria acham que está tudo bem assim.
O sr Sócrates, Primeiro de Portugal, na sua ânsia de esbanjar dinheiro e comprar mais um votos, tratou de propor a compra da COSEC.
Esta empresa, é uma Companhia de Seguros de Crédito, e não se compreende muito bem que o Estado queira ser dono dela.
Numa altura em que as exportações estão pela hora da morte, e em que a crise internacional torna o risco mais elevado, é normal que as companhias de seguros de crédito, apertem a malha, dificultem a concessão do crédito, e tornem o prémio dos seguros mais elevado. Não é razão para que ao acontecer tal, e só porque alguns empresários pela voz dos seus representantes o reclamem, se nacionalize uma das principais companhias do sector. Só se fossemos muito ricos! E, pelo que se tem visto nas últimas semanas, até somos!
Vamos ter mais uma nacionalização de prejuízos, e vai ser mais uma negociata para o BPI.
Será que este é um dos sectores estratégicos da política do governo, que devem estar em mãos públicas? Ou vamos simplesmente nacionalizar a loja do desgraçado que mais alto berrar?
Anda tudo (no governo da República) aflitinho da vida, e lá estamos nós, à boa maneira Portuguesa, a aplicar a política do desenrasca.
Estamos mais uma vez de parabéns!
Caramba, nunca mais é Outubro!

.
JM
.

NO ARRÁBIDA SHOPPING

.

18 de Junho, 21h

Sessão de Apresentação

"O Clube dos Pensadores"

de Joaquim Jorge

Papiro Editora

A livraria Almedina ArrábidaShopping

convida-o(a) para a Sessão de Apresentação do livro

"Clube dos Pensadores"

de Joaquim Jorge, Papiro Editora

A apresentação, pelo Dr. Luís Filipe Menezes, realizar-se-à no dia 18 de Junho, 2ª feira, a partir das 21h



«Joaquim Jorge, ao fundar o Clube de Pensadores com tal vitalidade, tornou-se num símbolo do inconformismo democrático do nosso País. Como o próprio diz no blogue do Clube, importa falar com as pessoas, ver o que é prioritário e o que faz falta incluir. Desenhar um programa de acção, de baixo para cima, com sugestões no que é possível melhorar a qualidade da vida das pessoas, dando o poder de decisão às pessoas.»
Pedro Santana Lopes, do prefácio

«Felicito o meu amigo Joaquim Jorge e o Clube dos Pensadores por terem criado, contra a corrente, um espaço de debate de ideias que é já uma referência. A nossa democracia precisa de menos regulamentos sobre os comportamentos individuais e de mais respiração, mais debate, mais espaço para confrontar ideias, projectos,causas.»
Manuel Alegre, intervenção no Clube dos Pensadores

«Ao publicar agora este volume, Joaquim Jorge dá ao leitor um retrato dos objectivos, do percurso e das ambições do Cube dos Pensadores, cruzando-os com o itinerário pessoal das suas próprias perspectivas sobre o país, quer se trate de política ou de questões sociais, de educação ou de ambiente, entre outros tópicos relevantes.»
Manuel Maria Carrilho, do posfácio


.


PENSAMENTOS REACCIONÁRIOS IX

.

PENSAMENTOS RECCIONÁRIOS IX

.

PAIXÃO VIOLENTA

.
HOMICÍDIO TRAVESTIDO

.

Não é costume, na nossa terra, saber da morte de um oriental. E de morte violenta é ainda mais anormal. Se se disser que é o segundo homicídio, em três dias, envolvendo orientais, então o caso transcende a mais completa normalidade.

O caso do travesti assassino, pode trazer à baila a acusação feita por um sr com responsabilidades no mundo político Português, que usou a expressão para qualificar de forma insultuosa e degradante os jornalistas do Jornal da Noite da TVI. Hoje como nunca os travestis estão na boca do mundo. Uns matam politicamente, outros efectivamente.

Tudo isto deverá ser classificado de crime passional.

Todos o farão com, e por paixão.

.

TRAVESTIDOS

.
TVI - JORNAL DA NOITE

Gostei de ver o dr Medina Carreira a zurzir no governo, a fazer coro com a d. MMG. Segundo este ilustre do nosso País, um dos mais esclarecidos que por cá há, estamos mal e vamos ficar pior.

Não largam o nosso Primeiro (a TVI) e fazem bem, que é para isso que fazem jornalismo, que deve ser isento. Foram largos minutos a bater no homem, com o comentador de serviço a ajudar bastante à festa.

Mais uma vez, gostei deste jornal de sexta-feira.

.

ONDE ESTAVAS TU, JOSÉ, NO 25 DE ABRIL?

.
"DESENFIADO" EM CASA

Na altura, estava na tropa, no Hospital Militar do Porto, onde prestava serviço. Na noite de vinte e quatro para vinte e cinco, deveria fazer noite de serviço. Como de costume, saí na hora de jantar e "esqueci-me" de voltar. Às sete da manhã do dia vinte e cinco, telefonaram para minha casa a dizer que tinha havido uma revolução. Aflito, com a lembrança do dezasseis de Março em que o alvoroço tinha sido enorme e a "luta" contra a revolução intensa e dura, corri para o hospital.

Cheguei pelas sete e quarenta e cinco. Nada se passava, tudo estava normal, ninguém sabia de nada. Os portões abertos, ao contrário da anterior intentona do dia dezasseis. Na altura, quem se tivesse "desenfiado", tinha "lerpado". Comigo correu tudo bem, ninguém deu por nada.

Só mais tarde, pelas nove da manhã, soubemos que alguma coisa tinha acontecido. Só depois nos apercebemos, porque nos disseram, que a chamada liberdade tinha chegado.
Só muito mais tarde, no meio da euforia, nos fomos apercebendo, de que durante algum tempo, outros opressores nos estavam a tentar condicionar. Só passados anos, acabamos por verificar, que nos enganaram, que substituiram um opressor por outros que se revezam, a ver quem mais "chupa" o nosso povo. Só passados muitos anos, acabamos por saber que ninguém quer o nosso bem, todos querem o nosso dinheiro, à custa do nosso bem estar, dizendo-nos que agora estamos em liberdade.

.

D. MANUELA E A REGIONALIZAÇÃO

.
PRIORIDADES

.
Para a chefe do PSD, a regionalização, se bem que sempre falada e discutida, não é prioritária. Esquece a D. Manuela, que o País precisa de uma descentralização grande e urgente. E que essa descentralização não se faz por causa dos detentores do poder, que não querem sair do Terreiro do Paço, nem deixam que os poderes que detêm, por mais pequenos que sejam, saiam da beira deles ou do seu controlo. Por isso, só uma regionalização, pode acabar com esse estado de coisas, acabando com a hipótese do poder estar noutro lado que não seja a região para a qual tem e deve, servir.

A D. Manuela está enganada. Grande parte dos filiados no seu partido, e nos outros também, já viram as vantagens que a regionalização tem. Estará na hora da senhora também ver.

.

DESEMPREGO

.
NÚMEROS QUE ASSUSTAM

.

Não param de subir os números de desempregados em Portugal. Por certo que o mesmo acontece em todo o mundo por causa da crise global.

Em Portugal, que é o que nos interessa, só no último ano, subiu quase 24%. Números assustadores.

O governo não parece ter resposta para esta crise, e a oposição diz que tem, mas como estamos em ano de eleições, deve ser só para votante votar. As previsões para este ano, são catastróficas, embora o nosso Primeiro entenda que estamos no bom caminho. Como se dizia há anos, Portugal estava à beira do abismo, agora, com este governo, deu um passo em frente.

.

O PROVEDOR

.
TUDO NA MESMA


Continua tudo igual. Ninguém se entende nem vai entender. Cada um propõe o seu cabdidato e só à segunda volta se vai saber quem vai ser o Provedor.

À Cautela o PSD lá vai dizendo que o candidato do PCP é um bom candidato... Pode ser que assim tire votos ao candidato do PS.

Não há dúvidas que a porca da política continua por cá. Tanta teta e tantos candidatos a mamar. Até as tetas parecem poucas.

.

O NOSSO PRIMEIRO NÃO CALA JORNALISTAS

.
SÓCRATES PROCESSADO

.

Coitado do nosso Primeiro. Na brilhante entrevista (só quem não viu pode dizer o contrário) que deu à televisão do estado, parece ter injuriado os jornalistas do jornal da noite da TVI. Foi por certo sem querer, que o homem não é destas coisas. Mas a d. Manuela M Guedes, não gostou nada e não está pelos ajustes e vai processá-lo.
Caramba, não param as campanhas de várias cores contra o pobre do homem.
Entretanto durante a entrevista, ficou-se a saber como está bem o nosso País, e como temos a sorte de ter tão magnífico estadista a dirigi-lo. Decididamente, se o sr Primeiro continua assim, ainda acabo a votar nele.

.

LEI CONTRA A CORRUPÇÃO

.
O BLOCO FEZ, O PS APROVOU

Na realidade não tinha percebido muito bem a razão da aprovação da proposta sobre o sigilo bancário feita pelo BE, pelo PS. Outras propostas, apresentadas por outros partidos, e que não tinham esta leitura, não foram aprovadas.

Agora entendi. Tira-se com uma mão, e dá-se com a outra. Finge-se com toda a desfaçatez do mundo que se faz o que se não faz. Só os contribuintes individuais terão as suas contas bancárias sobre o escrutínio do Fisco. As empresas, ficarão mais protegidas do que com a lei actual, não podendo a DGCI aceder às suas contas sem autorização de um tribunal.

Foi aprovada na generalidade, e só se espera que na especialidade, esta proposta obtenha tantas alterações que fique irreconhecível.

Toda a gente sabe das manobras em que o nosso primeiro é perito, aqui mais uma vez demonstradas à saciedade.

Querem enganar quem? Querem proteger quem?

Isto é de um gozo tremendo, que me faria rir, se esta anedota não fosse infelizmente verdadeira.

Mais uma vez pergunto:

- Vamos ou não fazer com que o sr Primeiro saia pelo seu pé? Ou, será preciso dar-lhe um pontapé?


.

(In O Primeiro de Janeiro, 14-05-2009)

.

JM

.